Raiman van der Bylaardt

Raiman van den Bylaardt é Gerente de tecnologia do IBP, presidente do conselho executivo do CTDUT, membro do conselho empresarial de tecnologia da FIRJAN, membro do conselho empresarial de inovação da ACRJ, membro do comitê gestor do Programa Nacional de Qualificação do Prominp, membro do conselho consultivo do Centro de Excelência em EPC, membro do conselho consultivo do UK Brazil Centre of Ocean Engineering e fundador e membro do conselho consultivo da ABPG. Possui graduação em Gestão em Marketing Estratégico pela Universidade Castelo Branco.

 

Diretores ANPEI Envolvidos no Projeto

Rafael Pollicciota

CONSTRUÇÃO

O projeto Fremework Anpei tem como objetivo construir uma base de conhecimento colaborativa contendo boas práticas de Gestão da Inovação. Esta base servirá como um repositório organizado e de fácil acesso para o conhecimento gerado pelas diversas iniciativas da Anpei, além de criar um canal colaborativo para troca de experiências entre os associados e estabelecer uma estrutura conceitual que represente a visão da Anpei sobre os principais elementos para inovar de forma sistemática. Para gerar conteúdo do Framework a Anpei conta com 3 fontes de conhecimento:

 

Discussões dos comitês temáticos da Anpei

Contribuição de Empresas Âncoras

Direcionamento técnico

e metodológico do Conselho Técnico

Os Comitês Temáticos são uma iniciativa da Anpei com o objetivo de discutir temas considerados relevantes para as empresas associadas e seus gestores de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação. Cada comitê é constituído por um grupo de profissionais com interesse comuns em um determinado tema. Eles se reúnem periodicamente para trocar experiências sobre o assunto em questão. Essas discussões vem sendo registradas no formato de práticas de Gestão da Inovação, garantindo que o rico conhecimento gerado possa ser registrado e disponibilizado a todos os seus associados.

Comitês Temáticos

Thomas é diretor de P&D da Rhodia América Latina, desde 2011. Formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar e mestre em Engenharia Química pela Poli (USP). Thomas possui também MBA em Gestão da Inovação na FIA.

 

Talia Lemos

Co-fundadora da Associação Campinas Startups e diretora da ANPEI desde 2014. Taila Lemos é membro do conselho administrativo da CIETEC, também desde 2014. Taila possui graduação em Biologia pela UFSCar, doutorado em Biologia Molecular pela Unicamp e pós-graduação em Inovação e Tecnologia pela Bentley University.

 

As empresas âncoras são um seleto grupo de organizações, de diferentes setores de atuação e reconhecidas como referência nacional em inovação, que foram convidadas a ter um papel especial na construção do Framework da Anpei. São elas: Natura, Braskem, Fleury e WEG.

Estas empresas atuam no projeto no levantamento de boas práticas para o Framework, por meio de workshops com as áreas envolvidas na gestão da inovação, nas discussões da descrição das boas práticas e na participação no Fórum de Discussão junto às demais empresas âncoras, para reflexão conjunta sobre as práticas mapeadas.

Empresas Âncoras

MANIFESTO

Compartilhar experiências nos permite, individualmente, acelerar as curvas de aprendizado das nossas empresas e, coletivamente, contribuir para uma economia nacional mais competitiva

 

05

Evolução constante é necessária para lidar com os novos desafios e transformar a capacidade de inovar em diferencial competitivo

 

04

Não existe receita de bolo, cada organização deve encontrar a sua própria forma de gerir a inovação, considerando sua estratégia, cultura e o ambiente onde está inserida.

 

03

02

A Inovação deve ser sistematizada a partir de processos e práticas integrados que a tornem replicável, ao invés de depender de golpes de sorte.

 

01

Inovar não é opção, é algo que toda organização deve fazer para se manter relevante.

 

As empresas mais inovadoras do Brasil estão compartilhando suas experiências – Junte-se a elas

Rejeitamos “balas de prata”, o portal ajuda cada organização a avaliar quais práticas que fazem sentido para sua realidade e desenhar o seu próprio modelo de gestão da inovação.

 

ADEQUADO À SUA REALIDADE

Material co-criado pelas empresas mais inovadoras do Brasil com base em experiências bem sucedidas

 

CONTEÚDO COMPROVADO

Dezenas de boas práticas descritas de forma simples e objetiva para facilitar a aplicação na sua organização

 

BASE DE CONHECIMENTO PRÁTICO 

ORGANIZAÇÃO

 
 

Thomas Canova

Conselho Técnico ANPEI

Professor de inovação e Competitividade na Fundação Dom Cabral (FDC), onde também é diretor adjunto de parcerias empresariais e coordenador do Núcleo de Inovação. É autor de diversas publicações sobre gestão cultural, internacionalização, competitividade, gestão da inovação e longevidade empresarial. Carlos Arruda possui graduação em Engenharia Mecânica na UFMG e PhD em Negócios Internacionais, na Universidade de Bradford.

 

Carlos Arruda

Jaene Tsutsui

Luiz Mello

Diretora Executiva Médica e Técnica do Grupo Fleury e pesquisadora do Serviço de Ecocardiografia do Instituto do Coração - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Jeane Tsutsui possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado na University of Nebraska Medical Center. Atualmente, tem MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na Fundação Instituto de Administração.

 

 

Thomas é diretor de P&D da Rhodia América Latina, desde 2011. Formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar e mestre em Engenharia Química pela Poli (USP). Thomas possui também MBA em Gestão da Inovação na FIA.

 

Gerente Executivo de Tecnologia da Vale e Diretor Presidente do Instituto Tecnológico Vale, Luiz Mello é médico formado na Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, professor na UNIFESP, desde 1986. Foi também coordenador adjunto da Fapesp por 5 anos (2005-2010).

 

 

Pellicciotta é gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Elekeiroz e diretor da Anpei desde 2015. Rafael possui graduação em Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá.