Definição de um Gerente de Produto a ficar responsável por entender a demanda do mercado e traduzi-la em diretrizes para a equipe responsável pelo desenvolvimento de uma inovação

8.2.2 Interface entre o mercado e a equipe técnica pelo gerente de produto

05

Nível

​Intermediário

Como executar

Descubra Mais

Assista a uma palestra de Sachin Rekhi, Gerente de Produto do Navegador de Vendas do LinkedIn, na Wharton School

Sugestão de leitura para conhecer mais sobre Gerenciamento de Produtos e o papel do Gerente de Produto:

  • Definir o perfil desejado para o gerente de produto, seus papéis e responsabilidades, bem como a sua inserção na estrutura hierárquica da organização.

  • Decidir se um funcionário da organização irá assumir o cargo ou se será feita uma busca no mercado.

  • Estabelecer e implementar um plano de capacitação para suprir eventuais lacunas da formação dos funcionários, caso não haja recrutamento externo.

  • Decidir quais projetos devem ser assessorados pelo gerente de produto.

  • Monitorar o desempenho dos gerentes de produto e avaliar se ainda há lacunas de competência.

Resultados e Benefícios

A incorporação do gerente de produto favorece a aderência entre as iniciativas de inovação e aquilo que está sendo demandado pelo mercado. Isso permite:

  • Trazer informações relevantes do mercado (comportamento de consumidores, concorrentes e mudanças macroeconômicas, por exemplo) para a equipe de desenvolvimento do produto.

  • Traduzir os anseios do corpo técnico em considerações comercialmente viáveis.

  • Aproximar o desenvolvimento de produtos da estratégia corporativa.

Onde é aplicada

A interface entre o mercado e a equipe técnica pelo gerente de produto é especialmente adequada para empresas de grande porte de qualquer setor.

Relacionamento com outras Práticas

Dicas úteis

01

O gerente de produto deve dominar um conjunto de competências e conhecimentos sobre tecnologia, mercado e a própria organização. Esse conjunto inclui, por exemplo:

02

É fundamental que haja definição clara do papel do gerente de produto para evitar ambiguidades e conflitos de coordenação junto aos líderes funcionais, por exemplo.

03

O gerente de produto pode cumprir um papel importante para organizações que tenham filiais em regiões com mercados muito distintos, abrindo espaço para conhecer a fundo as particularidades dos diferentes mercados.

A Interface entre o Mercado e a Equipe Técnica pelo Gerente de Produto pode ser uma peça chave para Adaptação de Ofertas aos Mercados Regionais

  • Conhecimento técnico relativo aos produtos ofertados;

  • Estratégia para vendas e lançamento de produtos;

  • Conhecimento das preferências do(s) público(s) alvo(s);

  • Cultura da organização;

  • Relacionamento interpessoal, para interagir com diversos colaboradores.