Coordenação de projetos de inovação por colaboradores que combinem competências técnicas e gerenciais

8.1.1 Definição de coordenador técnico para a equipe de projeto

Nível

​Básico

Como executar

Descubra Mais

Veja um vídeo sobre o perfil profissional do Gerente de Projetos

  • Definir o perfil desejado para o coordenador técnico, incluindo conhecimentos técnicos e habilidades de gerenciamento de projetos e de relação interpessoal.

  • Identificar internamente colaboradores com potencial para assumir o papel de coordenador.

  • Estabelecer e implementar um plano de capacitação para suprir eventuais lacunas na formação dos coordenadores.

  • Alocar projetos aos coordenadores.

  • Monitorar o desempenho dos coordenadores e avaliar se ainda há lacunas de competência.

Resultados e Benefícios

A definição de um coordenador técnico de projetos de inovação formaliza, na figura de um profissional com competências técnicas e gerenciais, a liderança dos projetos de inovação. Isso permite:

  • Gerir o corpo técnico por meio de um profissional que reúna um conhecimento prático das especificidades de seu trabalho e um conhecimento sobre o contexto gerencial da organização.

  • Garantir que as boas práticas de gestão de projetos estejam alinhadas às especificidades técnicas relacionadas à natureza dos projetos realizados.

  • Melhorar a coordenação das atividades, de modo que se complementem para atingir os objetivos finais do projeto.

  • Definir um ponto focal para discutir o andamento do projeto com o restante da organização.

  • Alavancar o conhecimento técnico de especialistas com maior experiência por meio de sua atuação em diversas frentes de trabalho.

Onde é aplicada

O coordenador técnico da equipe de projetos é especialmente aplicável a empresas que desenvolvem projetos de natureza tecnológica, seja de qualquer porte ou setor.

Relacionamento com outras Práticas

Dicas úteis

01

Ao definir os projetos a serem alocados a cada coordenador, deve-se avaliar tanto o domínio sobre a temática quanto a adequação de suas competências gerenciais à complexidade e relevância do projeto.

02

A capacitação dos coordenadores de projeto deve levar em consideração as especificidades de projetos de natureza inovadora. Para ser capaz de lidar com as incertezas desse tipo de projeto, ele deve ser capaz de gerenciá-lo de forma flexível, eventualmente realocando recursos e reorientado o sequenciamento das tarefas.

03

Para que o coordenador tenha seu conhecimento alavancado, é importante que ele tenha tempo para ter algum envolvimento técnico com os projetos.

A implantação de um programa de Formação Gerencial para o Corpo Técnico pode ser essencial para capacitar de forma adequada do Coordenador Técnico da Equipe de Projetos.