Estruturação de um programa de engajamento dos fornecedores com o objetivo de levantar e implementar ideias que aprimorem os serviços prestados e gerem ganhos para ambas as partes

7.3.2 Programa de estímulo à proposição de inovações pelos fornecedores

Como executar

Veja como a Procter & Gamble criou uma fábrica de crescimento ampliando as suas fronteiras de proposição de ideias

Leia esse artigo que discute tendências de colaboração na cadeia de suprimentos  

sloanreview.mit.edu

Conheça o Programa de Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento do Grupo Fleury

ethos.org.br

  • Definir o escopo do programa, incluindo:

    • Fornecedores participantes e forma de contato;

    • Critérios para avaliação das ideias, bem como os seus responsáveis;

    • Plataforma para registro das ideias;

    • Forma de reconhecimento das boas ideias.

  • Coletar e avaliar as ideias.

  • Implementar as ideias e avaliar os fornecedores.      

Resultados e Benefícios

O programa de inovação junto aos fornecedores cria um processo por meio do qual ideias concebidas pelos fornecedores no dia a dia possam ser implementadas na prática, trazendo ganhos para ambas as partes. Isso permite:

Onde é aplicada

O programa de inovação junto aos fornecedores pode ser usado por organizações de qualquer setor que tenham porte suficiente para serem percebidas pelos fornecedores como clientes estratégicos.

Relacionamento com outras Práticas

Dicas úteis

01

02

03

Pode ser interessante que o Programa de Inovação Junto aos Fornecedores se desdobre em novas iniciativas de P&D em Parceria com a Cadeia de Suprimentos.

  • Refinar continuamente os serviços prestados e gerar ganhos operacionais significativos.

  • Aproveitar uma nova fonte de ideias para as inovações da organização.

  • Desenvolver um relacionamento diferenciado junto aos fornecedores, mesmo aqueles cujos serviços possam ser considerados de caráter mais operacional.

Este tipo de programa é particularmente interessante quando se deseja tornar as relações com fornecedores – que, muitas vezes, se restringem à negociação de custos e níveis de serviço – mais colaborativas.

Usualmente, a responsabilidade sobre o programa é centralizada em uma área específica, como a de suprimentos. No entanto, é fundamental o envolvimento das áreas que de fato utilizam os serviços prestados para que as ideias possam ser implementadas e gerem resultados positivos. Nesse sentido, é crítico que as áreas operacionais estejam abertas a discutir e implementar as mudanças propostas.

É importante que os casos de sucesso gerados pelo programa sejam amplamente divulgados, tanto interna quanto externamente. Essa divulgação é crítica, internamente, para o engajamento das áreas e, externamente, para mostrar ao fornecedor que o programa de fato traz resultados concretos.

04

É importante que haja um sistema de reconhecimento periódico dos resultados das ideias dos fornecedores, por meio, por exemplo, de premiações para os mais bem avaliados, rápido sobre a avaliação e geração de planos de desenvolvimento dos fornecedores, entre outros.

Caso as ideias sugeridas pelos fornecedores não venham a ser implementadas, é desejável que haja um rápido explicando os motivos para isso. Dessa forma, mesmo nessas situações, o fornecedor continua tendo uma percepção positiva sobre o programa.

05

Nível

Avançado​

Descubra Mais