Identificação de oportunidades de colaboração a partir do mapeamento sistemático das demandas tecnológicas de uma Grande Empresa e cruzamento das mesmas com as competências e recursos de uma ou mais MPMEs

7.1.1 Matching entre demandas de Grandes Empresas e competências de MPMEs

Como executar

Descubra Mais

Acesse um guia para colaborações entre empresas e startups, elaborado com apoio da Comissão Europeia, que inclui casos de multinacionais como Dell, Unilever e BMW:

nesta.org.uk

Assista a um debate com especialistas globais sobre inovação e relação entre grandes empresas e startups

Saiba mais porque grandes empresas devem colaborar com startup

 

hbr.com

Interessante artigo sobre como grandes empresas podem trabalhar com startups

linkedin.com

Nesse vídeo, Steve Blank, considerado o principal idealizador da abordagem de Lean Startup, dá valiosas dicas para grandes empresas que querem se associar com startups

  • Definir os propósitos da iniciativa para a empresa.

  • Realização do : identificação de empresas com potencial de colaboração com os propósitos da organização.

  • Definir o método de colaboração adequado ao propósito e ao nível de maturidade das empresas nesse tipo de iniciativa.

  • Realização de reuniões técnicas entre os especialistas da MPME e da Grande Empresa com o objetivo de discutir oportunidades de colaboração.

  • Negociação de projetos para colaboração concreta entre a Grande Empresa e a MPME.

  • Definição das métricas para acompanhamento dos resultados da parceria.

Resultados e Benefícios

O matching de demandas de grandes empresas com competências de MPMEs cria parcerias capazes de gerar ganhos para ambas as partes. Isso permite:

  • Para a grande empresa, identificação de MPMEs com competências e recursos com maior potencial de detectar e desenvolver negócios em mercados emergentes.

  • Para as MPMEs, obtenção de um novo canal altamente qualificado para escalar os seus negócios.

Onde é aplicada

A prática pode ser aplicada tanto pela ótica de uma grande empresa como por MPMEs, e é especialmente favorável para empresas que atuam em mercados de rápida transformação.  

Dicas úteis

01

Existem diferentes formas de colaboração entre uma grande empresa e MPMEs, que vão desde a realização de eventos pontuais, como hackatons, a corporate venturing e aquisição de startups.  

02

Entrevistas e questionários podem ser utilizados para levantar, de forma padronizada, as informações relativas à oferta tecnológica das MPMEs. Tais informações devem incluir o histórico de realização das MPMEs e dos seus líderes.

03

As informações com relação à demanda da grande empresa devem ser claras para permitir o matching com a oferta das MPMEs.

A análise das demandas das grandes empresas e das competências das MPMEs pode ser auxiliada, por exemplo, pelas informações do Plano de Desenvolvimento Tecnológico ou dos resultados de Workshops para Discussão de Parcerias Estratégicas.

Relacionamento com outras Práticas

É importante garantir que as reuniões técnicas contem com a participação de profissionais da Grande Empresa que possuam as qualificações técnicas necessárias para avaliar o potencial de uma possível parceria com a MPME.

04

A assinatura de um acordo de confidencialidade pode ser necessária para permitir o avanço das reuniões técnicas e assegurar à grande empresa que as informações relacionadas à sua demanda serão mantidas em sigilo.

05

É importante que exista o papel de um facilitador que realize o intermédio entre a grande empresa e as MPMEs, bem como o de um patrocinador dentro da grande empresa, que tenha legitimidade para levar a iniciativa adiante.

06

Nível

​Intermediário