Veiculação de trabalhos científicos elaborados por colaboradores da organização em revistas especializadas ou congressos

6.2.1 Publicação de artigos em revistas ou congressos

Como executar

Resultados e Benefícios

Onde é aplicada

Dicas úteis

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  • Definir diretrizes para aprovar a publicação de artigos.

  • Analisar os avanços científicos e tecnológicos realizados na organização e selecionar os mais notórios.

  • Mapear periódicos e/ou congressos relevantes.

  • Desenvolver os artigos e submetê-los aos processos de aprovação em questão.

  • Acompanhar a repercussão no meio acadêmico.

  • Identificar oportunidades de divulgação dos artigos publicados junto a clientes e parceiros.

A organização deve levar em conta alguns aspectos na definição das diretrizes de aprovação da publicação, tais como:

A publicação de artigos em revistas ou congressos permite que a empresa tenha seus avanços científicos e tecnológicos divulgados e reconhecidos. Isso permite à organização:

  • Tornar seus colaboradores mais reconhecidos na comunidade científica e tecnológica, dentro de suas especialidades, favorecendo a possibilidade de interação com outros especialistas notórios.

  • Fortalecer seu reconhecimento como organização inovadora no meio científico e tecnológico, ampliando as possibilidades de interação e parceria com essa comunidade.

  • Fortalecer a cultura científica e tecnológica interna, favorecendo a atuação no estado da arte da ciência.

É possível formar uma comissão que combine profissionais com competências distintas para julgar quais avanços devem se transformar em publicações, permitindo uma melhor avaliação de artigos de diferentes campos.

A publicação de artigos em revistas ou congressos é mais adequada, a princípio, a organizações que estejam envolvidas com produtos e serviços tecnológicos complexos, para os quais publicações acadêmicas são bons meios de divulgação. É possível, no entanto, que outras organizações o façam por motivos específicos, como resultado de curso de pós-graduação de um colaborador, por exemplo.

O conhecimento gerado no âmbito dos Cursos In Company e dos Cursos de Pós-Graduação apoiados pela organização podem ser uma fonte de Publicação de Artigos em Revistas ou Congressos. A Publicação de Artigos pode ser uma métrica para a Inclusão de Aspectos de Inovação na Avaliação Individual, embora seja importante combiná-la com outras, uma vez que é limitado avaliar apenas o número de publicações e não o real impacto delas na geração de inovações. A Publicação de Artigos deve ser feita tendo em mente a Política de Proteção de Propriedade Intelectual, para evitar a divulgação de uma tecnologia para a qual seria interessante pedir proteção.

Relacionamento com outras Práticas

  • A existência de informações confidenciais e exposição de posições estratégicas;

  • A real contribuição da publicação para a reputação da organização e para sua inserção em uma rede de inovadores.

  • Relação do tema e escopo com a estratégia tecnológica da organização;

  • Reconhecimento formal do canal de divulgação;

  • Atores que usualmente publicam no periódico ou participam do congresso;

  • Local de realização do evento;

  • Despesas relacionadas à submissão do artigo e participação no evento.

Alguns critérios que podem ser usados para escolha dos periódicos e congressos são:

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A organização pode apoiar a submissão do artigo de diversas formas, como: a realização dos procedimentos de submissão, o financiamento da publicação e das despesas com viagens para congressos, entre outros.

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É importante que o artigo faça referência explícita à organização, contribuindo para a consolidação de sua reputação.

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Nível

​Básico

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