Desenvolvimento de um canal próprio, especializado na divulgação de conteúdo de inovação, que interesse a clientes ou outros atores relevantes, com o objetivo formar a opinião desse público e fomentar a adoção de inovações

6.1.1 Desenvolvimento de canal próprio especializado

Como executar

Descubra Mais

O Intel Technology Journal é uma publicação periódica, mantida pela gigante mundial de processadores, que divulga as pesquisas e avanços tecnológicos desenvolvidos pela empresa e seus parceiros

intel.com

A Cisco mantém uma página na internet para divulgar iniciativas inovadoras da empresa e discutir tendências tecnológicas

 

newsroom.cisco.com

As principais plataformas digitais têm blogs de tecnologia para compartilhar insights, avanços e desafios tecnológicos, contribuindo também para engajar uma comunidade de desenvolvedores ao redor da marca.

Facebook

Netflix

Dropbox

Linkedin

Instagram

Airbnb 

A Zappos criou um portal para compartilhar a sua cultura inovadora que, além de fortalecer a sua marca, gera receitas adicionais para a organização

 

zapposinsights.com

  • Definir o público alvo e seus segmentos.

  • Definir o formato da publicação, incluindo:

    • Mídia;

    • Temáticas;

    • Profundidade de conteúdo;

    • Periodícidade;

    • Envolvimento das áreas na produção de conteúdo;

    • Parceiros externos para a produção de conteúdo;

    • Canais de distribuição.

  • Definir a pauta das publicações, incluindo as inovações que a organização deseja divulgar.

  • Elaborar conteúdo para a publicação.

  • Produzir e divulgar a publicação.

  • Acompanhar o impacto da divulgação da inovação.

Resultados e Benefícios

A criação de uma publicação própria estabelece um canal de comunicação privilegiado entre a organização e seu público alvo. Isso permite:

  • Divulgar novos produtos e serviços e alavancar vendas do atual.

  • Associar a empresa a conteúdos de alta qualidade, trabalhando sua reputação e tornando-a mais atraente para clientes e parceiros.

  • Prover informações esclarecedoras e superar barreiras associadas a um produto ou serviço.

Onde é aplicada

Dado o esforço necessário para produzir publicações de alta qualidade, o desenvolvimento de canal próprio especializado é mais adequado para organizações de médio e grande porte. Essa prática pode ser particularmente interessante para mercados em que a adoção de novos produtos e serviços dependa da formação de opinião dentro de um grupo profissional específico.

Dicas úteis

01

A seleção do conteúdo da publicação deve considerar, em primeiro lugar, os interesses do público alvo. Para isso, é interessante trabalhar com diversos tipos de conteúdo, eventualmente incluindo tópicos que não sejam de interesse direto da organização.

02

Em alguns casos, pode ser interessante não associar a marca da organização à publicação, para evitar a impressão de que ela tem um viés estritamente comercial. Essa abordagem é especialmente efetiva quando a publicação é suportada por uma rede de parcerias que lhe confira legitimidade.

03

Em alguns casos, a organização pode decidir por explorar diferentes mídias, formatos ou volumes, para alcançar públicos distintos. Por exemplo, a publicação pode ser veiculada em mídias digitais ou impressas. As mídias digitais tendem a estar associadas a custos menores, maior alcance e maior facilidade de avaliação do impacto da divulgação. Mídias impressas, no entanto, ainda são capazes de impactar leitores através da exploração de diferentes elementos como materiais e texturas, em particular no caso de públicos pouco familiarizados com o ambiente digital.

O Desenvolvimento de Canal Próprio Especializado pode ser um dos canais de comunicação considerados no Plano de Comunicação para Lançamento de Novo Produto.

Relacionamento com outras Práticas

É importante envolver as áreas de negócio nas discussões da pauta de cada edição, com o objetivo de priorizar as inovações que se deseja promover e definir a melhor abordagem para tal.

04

A colaboração com parceiros externos pode ser interessante para alcançar alguns objetivos, tais como:

05

  • Aproveitar o conhecimento especializado do parceiro para produzir conteúdo de alta qualidade;

  • Aproveitar a reputação do parceiro para legitimar a publicação como um todo;

  • Estreitar o relacionamento entre a organização e o parceiro, conferindo-lhe espaço para divulgar suas ideias.

Ao colaborar com parceiros externos, é importante realizar um alinhamento prévio para garantir que o conteúdo esteja adequado à intenção da publicação.

06

É importante avaliar o impacto da publicação considerando, por um lado, a satisfação e o interesse do público alvo na própria publicação e, por outro, a repercussão do conteúdo específico relacionado às inovações que se pretende promover, incluindo seu impacto sobre as vendas.

07

Nível

Avançado​