Definição de um plano de ação para integrar diversos canais de comunicação com o objetivo de divulgar o lançamento de uma nova oferta no mercado

6.1.1 Plano de comunicação para lançamento de novo produto

Como executar

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  • Identificar o público alvo para o lançamento do novo produto ou serviço.

  • Definir a abordagem de comunicação e as mensagens chave a serem passadas para o público alvo.

  • Selecionar os canais de comunicação a serem utilizados para implementação da abordagem definida.

  • Detalhar o plano, especificando responsáveis pela preparação e execução das atividades de divulgação em cada canal.

  • Executar o plano de comunicação.

  • Monitorar as reações do público alvo, comparando com o que foi previsto e traçando planos de ação, caso os resultados não sejam satisfatórios.

Resultados e Benefícios

O plano de comunicação para lançamento de novo produto estrutura a divulgação da inovação, especificando os canais de comunicação utilizados e os segmentos de clientes a serem atingidos. Isso permite:

  • Alavancar as vendas do novo produto por meio de uma comunicação mais efetiva, focada nas mensagens chave e no público alvo que se deseja alcançar.

  • Otimizar os gastos vinculados à divulgação da novidade, a partir de uma análise prévia dos canais de comunicação.

Onde é aplicada

O plano de comunicação para lançamento de novo produto pode ser usado por empresas de qualquer porte e setor.

Dicas úteis

01

O plano de comunicação de novos produtos pode incluir diversos canais de comunicação, incluindo:

02

Pode ser interessante mapear influenciadores nos mercados em que se quer penetrar – como blogueiros, especialistas e clientes formadores de opinião – e realizar uma abordagem de comunicação dedicada a eles, eventualmente oferecendo o produto.

03

Um pré-requisito para que o plano de comunicação seja bem sucedido é o entendimento claro das necessidades do cliente e da proposta de valor que a nova oferta leva para ele.

O Plano de Comunicação para Lançamento de Novo Produto pode incluir a Realização de Roadshows e o uso do Programa de Embaixadores. O Acompanhamento do Produto Após o Lançamento pode ser usado para avaliar a efetividade do Plano de Comunicação para Lançamento de Novo Produto.

Relacionamento com outras Práticas

  • Mídias tradicionais, como televisão, rádio, revistas, etc.;

  • Mídias digitais;

  • Merchandising, que envolve ações de marketing no canal de vendas;

  • Eventos de lançamento.

O plano de lançamento não deve focar apenas no consumidor final, mas também nos stakeholders envolvidos no processo de compra. No caso de um brinquedo, por exemplo, é importante considerar familiares, como pais e avós, que são os reais responsáveis pela compra.

04

O plano de comunicação não deve se restringir à definição da divulgação em si, mas englobar também atividades como definição de canais e negociação com os mesmos.

05

Nível

​Intermediário