Uso de uma plataforma de software para registro de novas ideias e gestão do processo de aprovação e alocação de recursos a elas

3.2.5 Registro e gestão de ideias por meio de sistema

Como executar

Descubra Mais

  • Definir as categorias de ideias com as quais se pretende trabalhar.

  • Desenhar o fluxo de proposição, avaliação e aprovação das ideias, considerando os responsáveis por cada atividade e os critérios a serem utilizados.

  • Selecionar e implementar uma plataforma de a ser utilizada para registro e gestão das ideias.

  • Definir mecanismos de reconhecimento para os colaboradores com contribuições mais significativas.

  • Lançar e divulgar amplamente o sistema de gestão de ideias.

  • Avaliar as ideias propostas e decidir seus encaminhamentos.

  • Informar os colaboradores sobre a avaliação de suas propostas e mantê-los a par da implementação daquelas que forem aprovadas.

Resultados e Benefícios

O sistema de gestão de ideias estabelece um processo automatizado para coletar, discutir e priorizar novas ideias. Isso pode proporcionar:

  • Um aumento na quantidade de propostas inovadoras consideradas pela organização.

  • O levantamento de ideias com profissionais que normalmente não teriam espaço para sugerir propostas. Isso pode ser especialmente importante para receber o input daqueles profissionais que lidam diretamente com o cliente ou com a operação.

  • Maior engajamento dos trabalhadores por meio de um envolvimento direto no processo de ideação e inovação.

Onde é aplicada

A discussão de ideias a partir das ofertas de fornecedores pode ser usada por organizações de qualquer porte e setor.

Relacionamento com outras Práticas

Os resultados das discussões de ideias a partir das ofertas de fornecedores podem gerar ideias para a realização de P&D em Parceria com os Fornecedores.

Dicas úteis

01

Para nortear o processo de ideação, a organização pode selecionar alguns temas de base. Esses temas podem ser fixos, sendo desdobrados da estratégia de médio/longo prazo da organização, ou temporários, quando é percebida relevância em algum tópico emergente.

02

A organização deve explicitar os critérios para avaliação de ideias, assim como o processo de análise das mesmas. Desse modo, é garantida transparência à iniciativa e os colaboradores passam a ter uma orientação para a formatação das suas ideias.

Pode ser interessante prever na plataforma um espaço para que os colaboradores discutam sobre as ideias submetidas e façam uma pré-avaliação delas. Isso torna o processo decisório melhor embasado, pois são levadas em consideração análises de diversos participantes.

03

O uso de mecanismos de gamificação pode contribuir para um maior engajamento dos colaboradores. Um destes mecanismos é o Mercado de Ideias (vide Descubra Mais). Trata-se de uma simulação de um mercado de ações, em que os as ativos são as ideias e os funcionários usam dinheiro virtual para compor suas carteiras, valorizando as ideias entendidas como mais interessantes.

04

É importante garantir que a avaliação das ideias seja realizada por colaboradores que reúnam as diversas competências necessárias para tal. Há algumas formas de fazer isso, como, por exemplo:

05

  • Definir comissões multidisciplinares para avaliar as ideias de cada unidade de negócios ou departamento. Isso pode ser particularmente interessante para propostas que envolvam um gasto mais significativo de recursos;

  • Encaminhar as ideias para o gestor da área associada à inovação para que ele indique os responsáveis por sua avaliação.

Nível

​Intermediário

Conheça o caso real de aplicação do mercado de ideias na OI, escrito por ROSSI & FREITAS, 2013, “Oi estrutura mercado de ideias como forma de impulsionar a inovação”

fdc.org.br