Evento realizado junto a um parceiro estratégico onde cada parte apresenta os seus planos e prioridades e discutem-se oportunidades de parcerias de alto potencial

3.1.4 Workshop para discussão de parcerias estratégicas

Como executar

Descubra Mais

Neste vídeo, produzido pela Covidien, executivos da área de saúde falam da importância de desenvolver um diálogo estratégico com os seus fornecedores para inovar

  • Identificar e convidar parceiros que possam trazer contribuições significativas para a estratégia da organização.

  • Propor e discutir junto ao parceiro uma agenda de temas de alta sinergia para guiar o workshop.

  • Preparar e comunicar um briefing para o encontro a partir da agenda discutida, detalhando o objetivo, a programação do evento e os participantes de ambas as partes.

  • Realizar o evento, discutindo os temas propostos e identificando possíveis iniciativas de parceria.

  • Consolidar os resultados do workshop e compartilhar com os participantes.

  • Realizar um follow-up das iniciativas propostas no evento.

Resultados e Benefícios

A realização de workshops para discussão de parcerias estratégicas abre um espaço para que a organização e um parceiro chave possam compartilhar entre si suas intenções e prioridades estratégicas e identificar oportunidades de inovação em conjunto. Isso permite:

  • Estabelecer parcerias mais robustas a partir do entendimento mútuo das prioridades de ambas as partes.

  • Levar a relação com parceiros chave para um nível mais estratégico.

  • Captar as percepções dos parceiros sobre tendências relevantes para o negócio.

Onde é aplicada

A promoção de workshops para discussão de parcerias estratégicas pode ser realizada por organizações de qualquer porte e setor. No entanto, pode-se esperar que haja maior facilidade para a mobilização de parceiros cujo porte seja igual ou inferior ao da organização.

Relacionamento com outras Práticas

Pode ser interessante usar o Business Model Canvas para sintetizar as discussões e realizar o follow-up de ideias para inovações específicas discutidas no Workshop.

Dicas úteis

01

A condução do workshop passa, tipicamente, por três blocos:

02

É importante que o briefing da discussão possua um foco bem definido para que as partes possam se preparar previamente e para direcionar as discussões rumo a oportunidades concretas de parceria.

É interessante que haja um moderador responsável por conduzir o workshop e garantir que as discussões tenham a orientação desejada. Ainda que esse moderador pertença a uma das organizações, é aconselhável que ele assuma um papel neutro na condução.

03

  • A partir do foco definido para o workshop, cada uma das partes apresenta o que considera serem tendências de futuro relevantes e prioridades estratégicas para seu negócio;

  • A partir das sinergias verificadas entre suas prioridades estratégicas, as partes identificam e priorizam oportunidades de parceria;

  • As partes geram um plano de ação preliminar para explorar as oportunidades priorizadas.

É aconselhável que o workshop seja realizado com apenas um parceiro por vez para que as organizações se sintam confortáveis para discutir abertamente sobre suas estratégias. Caso seja necessário, uma segunda reunião pode ser realizada para envolver outros atores.

04

É aconselhável que o workshop conte com a participação da alta liderança de ambas as organizações envolvidas, garantindo que as discussões possam ser realizadas em um nível estratégico e que os presentes tenham autoridade para tomar decisões.

05

É importante que os resultados do workshop sejam consolidados e divulgados para os participantes. Além disso, deve-se realizar um follow-up do plano de ação definido para assegurar que o workshop dê origem a ações concretas.

06

Nível

​Intermediário