Elaboração de representações fictícias de usuários com as características esperadas dos consumidores de um novo produto ou serviço utilizadas para inspirar os envolvidos no seu desenvolvimento

3.1.2 Composição de personas para focar o desenvolvimento de inovações

Nível

​Básico

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Neste vídeo, Jonathan Briggs discute como a construção de Personas pode ser usada para colocar o cliente no “coração de um projeto

Alan Cooper costuma ser apontado como o criador da ferramenta Persona, tendo utilizado ela no desenvolvimento de interfaces de software. Nesta entrevista ele coloca a sua visão sobre como usar as Personas

Alguns sites podem auxiliar a elaboração das Personas em meio digital

xtensio.com

 

geradordepersonas.com.br

  • Realizar um brainstorming para levantar as diferentes características compartilhadas por potenciais usuários do produto ou serviço a ser desenvolvido.

  • Definir os perfis de usuário a partir dos quais as personas serão elaboradas.

  • Preencher as fichas de para cada um dos perfis.

  • Disponibilizar a persona a todos os envolvidos no projeto

Resultados e Benefícios

As personas funcionam como uma referência tangível para todos os envolvidos no projeto a respeito de quem são as pessoas a serem atendidas por um determinado produto ou serviço. Isso permite:

  • Inspirar os envolvidos no projeto, permitindo que eles assimilem com maior naturalidade os interesses e comportamentos dos consumidores.

  • Fundamentar decisões relacionadas à priorização das características de um produto ou serviço.

Onde é aplicada

As personas podem ser usadas em organizações de qualquer porte e setor.

Relacionamento com outras Práticas

O Mapa de Empatia e as personas são ferramentas similares, que atendem a um mesmo objetivo.

Dicas úteis

01

A persona não deve ser construída sem que se tenha um conhecimento profundo da realidade dos consumidores. Caso contrário, o resultado final provavelmente estará enviesado e baseado em estereótipos, induzindo a conclusões precipitadas. Portanto, caso a equipe não tenha uma experiência prévia significativa em lidar com esses usuários, é altamente recomendável que eles passem por um processo de imersão antes de iniciar desenvolvimento da persona.

02

É recomendável que a construção das seja feita por meio de um que envolva pessoas com diferentes e pontos de vista.

Usualmente, o detalhamento das inclui informações como:

03

  • Nome e imagem (foto ou desenho) da persona

  • Características demográficas (idade, onde mora, formação, ocupação, etc.);

  • Características subjetivas da persona como seus sonhos, medos e ambições.

  • Principais, expectativas, desafios e frustrações relacionadas ao contexto de utilização do produto ou serviço;

  • Elaboração de pequenas narrativas sobre as , a serem usadas para facilitar a comunicação de suas características.

 

As figuras abaixo ilustram uma ficha de persona padrão e um exemplo de ficha preenchida.

Caso haja dúvida quanto a agrupar ou não dois perfis de usuário diferentes, é importante entender se eles apresentam comportamentos e interesses suficientemente diferentes de modo a impactar nas características de projeto do produto ou serviço.

04

Os perfis detalhados nas podem ir além dos usuários finais dos produtos ou serviços e incluir também outros atores que influenciam as decisões de consumo. Por exemplo:

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  • Para um jogo infantil, pode ser relevante construir para os perfis dos pais;

  • Para um sistema a ser usado em uma empresa, pode ser necessário estudar, além dos usuários finais, a pessoa responsável por aprovar a compra e a equipe interna de TI.