Comprometimento formal das áreas com relação aos recursos a serem alocados nos projetos de inovação com os quais estão envolvidas. Caso falhem em realizar essa alocação, as áreas deverão se justificar junto à liderança da empresa

2.2.1 Formalização dos recursos a serem comprometidos pelas áreas em projetos

Como executar

  • Documentar proposta de planejamento do projeto de inovação, definindo os recursos a serem alocados por cada área para sua a execução. Tais recursos podem incluir pessoas, equipamentos, recursos financeiros, etc.

  • Aprovar o planejamento junto às Áreas envolvidas no projeto de inovação.

  • Acompanhar a execução do projeto, identificando e documentando falhas das Áreas em realizar a alocação de recursos prevista.

  • Comunicar a falha em alocar os recursos. Algumas formas de realizar essa comunicação incluem:

    • Apontamento nos relatórios periódicos de acompanhamento de projeto.

    • Levantar a questão durante a reunião de status do projeto.

  • Obter do gestor da área responsável pela falha uma justificativa formal. 

  • Levar a justificativa apresentada para aprovação por parte da liderança da empresa.

Resultados e Benefícios

O comprometimento das áreas com a alocação de recursos faz com que os gestores envolvidos em um projeto multifuncional respondam pelos recursos que se comprometeram a alocar no mesmo. Com isso, é possível obter:

Onde é aplicada

A formalização dos recursos a serem comprometidos pelas áreas em projetos é útil em organizações de médio ou grande porte que realizam projetos que exijam a participação de diversas áreas.

Relacionamento com outras Práticas

A execução desta prática se torna mais eficiente se estiver fortemente associada a outras práticas de gerenciamento de projetos e alocação de recursos. Mais especificamente:

A aprovação do planejamento do projeto deve acontecer no âmbito das práticas associadas ao requisito 4.2 Decisão de priorização.

O acompanhamento do projeto e a identificação das falhas em realizar a alocação de recursos, assim como a comunicação dessas falhas, devem acontecer no âmbito das práticas associadas ao requisito 5.2 Planejamento e Acompanhamento de projetos.

 

Idealmente, a execução desta prática estará fortemente associada a outras práticas relacionadas à alocação de recursos e acompanhamento de projetos.

Dicas úteis

O envolvimento da liderança da empresa ao cobrar e avaliar a justificativa é essencial para a efetividade da prática.

 

01

02

É interessante que além de justificar a não alocação do recurso conforme previsto, o gestor responsável seja instruído a propor um plano de contorno a ser aprovado pela liderança da empresa.

03

  • Redução de atrasos e maior previsibilidade na execução dos projetos.

  • Maior transparência e eficiência na alocação de recursos.

Nível

​Básico

Estamos em busca de conteúdo para

esta prática.

Você gostaria de compartilhar um case

de sucesso?

Conhece algum vídeo, artigo ou

apresentação legal?

Descubra Mais