Criação de um plano amplo para a capacitação e o desenvolvimento de pessoal nas competências necessárias para a implementação da sua estratégia de inovação.

2.1.4 Plano de capacitação e desenvolvimento de pessoas para a inovação

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  • Mapear as competências chave para que a organização possa implementar a sua estratégia de inovação.

  • Verificar junto às áreas internas a disponibilidade das competências e identificar lacunas.

  • Levantar junto às áreas internas ações de capacitação e desenvolvimento para superar as lacunas de competências.

  • Identificar se há necessidade de ações de capacitação e desenvolvimento de maior porte, envolvendo diversas áreas.

  • Priorizar ações levantadas e consolidá-las em um plano de capacitação e desenvolvimento.

  • Elaborar e implementar as ações do plano de capacitação e desenvolvimento.

Resultados e Benefícios

A criação de um plano de capacitação e desenvolvimento de pessoas para inovação permite mapear um conjunto de ações concretas para garantir a disponibilidade das competências necessárias à implementação da estratégia de inovação. Isso proporciona:

  • Maior taxa de sucesso nas iniciativas de inovação.

  • Maior integração entre as iniciativas de capacitação e desenvolvimento, evitando-se inclusive duplicidade de esforços.

  • Desenvolvimento dos colaboradores de forma alinhada às prioridades da estratégia de inovação.

Onde é aplicada

O plano de capacitação e desenvolvimento de pessoas para a inovação pode ser aplicado em organizações de qualquer setor, usualmente sendo mais adequado a organizações de médio ou grande porte.

Relacionamento com outras Práticas

A existência de um Plano de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas para Inovação bem estruturado pode servir como uma base interessante para a formulação dos Planos de Desenvolvimento Individuais.

As temáticas e outros detalhes dos Cursos de Pós-Graduação In Company podem ser definidos a partir das diretrizes definidas no Plano de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas Orientado à Inovação.

Dicas úteis

01

A entrada em novos negócios costuma exigir da organização competências de que ela não dispõe, relacionadas a tecnologias, mercados, processos, gestão da inovação, entre outros. Por esse motivo, novos negócios devem receber especial atenção na formulação dos planos.

02

A discussão de priorização de ações a serem incluídas no plano deve ser subsidiada por uma análise de todo o , e não apenas das ações individualmente. Isto é necessário para identificar oportunidades de sinergia e evitar a sobreposição de esforços.

O mapeamento das competências necessárias e a identificação de lacunas podem ser realizados combinando-se abordagens e . A abordagem pode ser feita por meio de entrevistas com a alta gestão e pela realização de estudos de . A , por sua vez, pode ser operacionalizada por meio de questionários a serem respondidos pelos colaboradores.

03

O plano deve considerar competências de diversas naturezas, incluindo tanto competências técnicas quanto gerenciais.

04

É fundamental que o plano de capacitação seja atualizado periodicamente – anualmente, por exemplo – para levar em consideração tanto as competências desenvolvidas, quanto as novas prioridades da organização.

05

Nível

​Intermediário