Elaboração de um plano focado no indivíduo, estabelecendo ações concretas para o desenvolvimento de suas competências com o objetivo de contribuir com as prioridades de inovação da organização.

2.1.2 Plano de desenvolvimento individual para inovação

Nível

​Básico

Como executar

Descubra Mais

Veja o artigo “A Evolução da gestão de desempenho”, publicado por David Rock na HBR de 2015 que discute a importância de sistemas de gestão de desempenho focados no desenvolvimento individual dos colaboradores. 

hbrbr.com.br

  • Estabelecer diretrizes de criação do Plano de Desenvolvimento Individual. Tais diretrizes podem incluir:

    • Periodicidade para realização e acompanhamento dos planos

    • Se a elaboração do plano será opcional ou obrigatória.

    • Disponibilidade ou não de orçamento para execução do plano

    • Orientações gerais sobre o conteúdo dos planos, como temas a serem abordados e tipos de iniciativas a serem tratadas.

  • Conduzir ciclos de planejamento que incluem:

    • Elaboração, por parte de cada profissional, do plano de autodesenvolvimento com foco nas competências de inovação necessárias para a progressão da sua carreira.

    • Discussão do plano entre o profissional e seu gestor direto.

  • Realizar acompanhamento periódico das metas e objetivos traçados por cada colaborador, avaliando os seguintes aspectos:

    • As ações de capacitação previstas foram de fato realizadas?

    • Essas ações trouxeram os benefícios esperados em termos de melhora de desempenho?

Resultados e Benefícios

Por meio do plano de desenvolvimento individual, cada colaborador define, junto ao seu gestor, ações concretas que pretende realizar para se tornar capaz de contribuir com as iniciativas de inovação da organização. Isso favorece:

  • O desenvolvimento das novas competências demandadas pelas iniciativas de inovação.

  • A criação de um sentimento de empoderamento por parte dos colaboradores, refletindo-se em maior engajamento em relação às iniciativas de inovação.

Onde é aplicada

O plano de desenvolvimento individual para a inovação pode ser usado em organizações de qualquer porte e setor.

Relacionamento com outras Práticas

A existência de um Plano de Desenvolvimento de Pessoas bem estruturado pode servir como uma base para a formulação dos Planos de Desenvolvimento Individuais. Os Planos de Desenvolvimento Individual para Inovação podem ser usados como base para definição dos Cursos de Pós-Graduação In Company e para os cursos de Formação Gerencial para Corpo Técnico. Eles também podem ser usados para a definição dos Apoios aos Colaboradores para a Realização de Cursos de Pós-Graduação.

Dicas úteis

01

A elaboração do plano de desenvolvimento individual pode ser orientada pelo plano de carreira da organização. Isso torna a discussão mais objetiva, em função da existência de parâmetros de referência.

02

O acompanhamento do plano deve incluir “conversas de qualidade” entre o colaborador e o seu gestor. Tais conversas devem avaliar se as ações realizadas estão se refletindo na melhoria e no desenvolvimento esperado do colaborador e, caso contrário, definir ações corretivas.

É importante que tanto os funcionários quanto os gestores tenham acesso fácil ao plano e ao acompanhamento das metas e objetivos traçados. Para isso, é interessante que a organização estabeleça um modelo padrão para registro dos planos de desenvolvimento individuais.

03

  • A tabela abaixo é um exemplo de um modelo padrão de plano de desenvolvimento individual.