Assegurar que as discussões referentes a gestão de tecnologia, evolução dos produtos e serviços e desenvolvimento de novos negócios sejam incluídas no processo de planejamento estratégico e em seu desdobramento.

 

1.2.2 Inclusão da temática de tecnologia e inovação no planejamento estratégico

Como executar

Descubra Mais

Para saber mais sobre a integração entre as estratégias de negócio e de tecnologia: Bringing Technology and Innovation into the Boardroom: Strategy, Innovation and Competences for Business Value – European Institute of Technology and Innovation Management – Cap. 2 e 5

Uma visão pragmática sobre como integrar a inovação de produtos e serviços à estratégia da organização: Product Innovation and Technology Strategy – Robert G. Cooper and Scott J. Edgett

Para entender o Framework dos horizontes de crescimento: The Alchemy of Growth: Practical Insights for Building the Enduring Enterprise – Mehrdad Baghai and Steve Coley

Uma discussão de como a integrar as discussões de inovação à estratégia de crescimento do negócio pode ser encontrada em: Seizing the White Space: Business Model Innovation for Growth and Renewal – A. G. Lafley and Mark W. Johnson

Resultados e Benefícios

Introduzir as discussões relacionadas à inovação e gestão de tecnologia no planejamento estratégico assegura que elas recebam a atenção adequada por parte da liderança da organização. Isso traz:

Onde é aplicada

A inclusão da temática de tecnologia e inovação no planejamento estratégico é interessante para todas as organizações que possuem um processo de planejamento estratégico já estruturado.

Dicas úteis

A utilização de frameworks conceituais pode ajudar as discussões de gestão de tecnologia e inovação. Alguns exemplos de frameworks são os seguintes:

02

01

Para incorporar as discussões de inovação e gestão de tecnologia, o processo de planejamento estratégico deve envolver o pessoal que detém as competências chave relacionadas às tecnologias e negócios que se pretende desenvolver.

03

A maneira como cada organização desenvolve o seu planejamento estratégico é muito particular. Por conta disso, não é possível produzir uma prescrição única para garantir que as discussões de tecnologia e inovação sejam consideradas. Dessa forma, a implementação desta prática exige que cada organização avalie o seu processo de planejamento estratégico e proponha alterações com o objetivo de garantir que:

  • Tendências tecnológicas e de mercado relevantes para o negócio sejam apropriadamente avaliadas e discutidas ao longo do planejamento estratégico.

  • As decisões derivadas do planejamento estratégico incluam diretrizes relacionadas à inovação e tecnologia. Exemplos de diretrizes que poderiam ser consideradas:

    • Metas de crescimento a partir de novos negócios.

    • Competências tecnológicas a serem desenvolvidas.

    • Novos produtos e serviços a serem desenvolvidos.

  • Metas e iniciativas relacionadas à gestão de tecnologia e inovação sejam incluídas entre aquelas definidas no desdobramento da estratégia.

  • Maior robustez ao planejamento estratégico.

  • Definição de prioridades mais claras com relação à gestão de tecnologia e inovação.

  • Curvas de maturidade de tecnologias (Curva S);

  • Estratégias genéricas de inovação (First Mover, Fast Follower, Trend Setter, etc.);

  • Matriz Crescimento versus Share;

  • Horizontes de crescimento e cálculo do Gap de crescimento;

  • Especialistas externos podem ser convidados para dar inputs específicos ao longo do processo de planejamento estratégico.

A figura a seguir representa um possível formato de ciclo de discussões que permite integrar as estratégias de negócio e de tecnologia.

Figura 1 - Integração da estratégia de negócio e de tecnologia - Fonte: European Institute for Technology and Innovation  (2004) Bringing Technology and Innovation into the Boardroom: Strategy, Innovation and Competences for Business Value

Todas as práticas do Requisito 1.1 Monitoração do Ambiente Externo podem trazer inputs importantes a serem considerados no processo de planejamento estratégico. A análise da Consolidação e Gestão do Portfólio de Projetos de Inovação pode trazer insights importantes para o entendimento da situação atual da organização e para a definição de diretrizes relacionadas a competências tecnológicas e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Relacionamento com outras Práticas

A inclusão da inovação no planejamento estratégico pode se beneficiar de um certo grau de descentralização no processo decisório. Em organizações de grande porte, em especial, isso permite que diferentes áreas ou regionais possam propor iniciativas com base em seu conhecimento específico e sua perspectiva sobre o negócio.

04

Nível

​Intermediário