
Análise técnica comparativa das características e do desempenho dos produtos e serviços de empresas concorrentes.
1.1.4 Benchmarking de performance
de produtos e serviços
Como executar
Descubra Mais
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Mapear os produtos ou serviços prioritários para realização dos benchmarkings.
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Identificar, para cada produto ou serviço priorizado, os principais itens a serem avaliados junto à concorrência.
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Os itens de avaliação podem incluir tanto dimensões de performance propriamente ditas (por exemplo, a potência de um motor), quanto outras informações que auxiliem o entendimento sobre como esta performance é alcançada (por exemplo, a composição do material utilizado na carcaça do motor).
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Levantar produtos ou serviços de empresas concorrentes a serem avaliados.
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Coletar informações a partir de fontes publicamente disponíveis (catálogos de produto, por exemplo) e realizar uma análise preliminar.
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Discutir os resultados da análise preliminar junto às partes interessadas e avaliar a necessidade de realização de uma análise detalhada.
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Realizar uma análise detalhada a partir da aquisição do produto ou consumo do serviço dos concorrentes.
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Gerar relatório com as conclusões da análise detalhada e apresentar às partes interessadas.
Resultados e Benefícios
O benchmarking de performance de produtos e serviços contribui para que a organização possa avaliar tecnicamente e em detalhes as ofertas desenvolvidas por seus concorrentes. Isso permite:
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Avaliar, com base em fatos e dados, as necessidades de evolução do produto ou serviço para alcançar o posicionamento desejado perante a concorrência.
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Apresentar diferentes tecnologias e abordagens para a equipe técnica, contribuindo para a atualização das suas competências.
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Preparar a empresa para entrar em novos mercados a partir do entendimento das tecnologias e práticas de negócio utilizadas pelos concorrentes locais.
Onde é aplicada
O benchmarking competitivo pode ser aplicado em empresas de qualquer porte e setor
Pode ser interessante envolver clientes no benchmarking em dois momentos:
Dicas úteis
Áreas diferentes podem ter objetivos diferentes com a realização de um benchmarking. Por exemplo:
01
02
Para garantir a confiabilidade das análises comparativas, é muito importante que se definam diretrizes e procedimentos precisos para a coleta de informações.
03
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A área marketing pode realizá-lo para identificar novas oportunidades de negócio a partir de necessidades de mercado ainda não atendidas pelos produtos ou serviços de concorrentes.
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A área de engenharia pode realiza-lo para definir prioridades para a evolução de um produto existente a partir da comparação com o desempenho dos principais concorrentes.
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Por exemplo, caso se deseje avaliar a resistência de um determinado tipo de peça, deve-se especificar o ensaio a ser realizado.
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Algumas empresas optam por definir normas internas para orientar a realização dos benchmarkings.
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Caso se deseje entender as decisões de engenharia tomadas por um determinado concorrente ao desenvolver um determinado produto ou serviço, podem-se realizar medições físicas do produto, analisar a composição do material utilizado e a realizar uma bateria de testes.
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Caso se deseje comparar a percepção do cliente com relação a dois serviços semelhantes, pode-se utilizar a técnica do cliente oculto para avaliar tanto dimensões objetivas (por exemplo, o tempo até o atendimento), quanto subjetivas (por exemplo, a presteza do atendente)
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Os resultados das análises dos Benchmarkings de Produto podem ser utilizados como insumos para o Planejamento de Desenvolvimento Tecnológico.
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O Benchmarking de Produto pode ser uma das etapas do Fluxo de Stage-Gate.
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O Benchmarking de Produto pode ser usado como fonte de informações para a elaboração de uma Matriz QFD.
Relacionamento com outras Práticas
Nível
Intermediário
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