Análise técnica comparativa das características e do desempenho dos produtos e serviços de empresas concorrentes.

 

1.1.4 Benchmarking de performance 

de produtos e serviços

Como executar

Descubra Mais

  • ​  Mapear os produtos ou serviços prioritários para realização dos benchmarkings.

  •   Identificar, para cada produto ou serviço priorizado, os principais itens a serem avaliados junto à concorrência.

    •   Os itens de avaliação podem incluir tanto dimensões de performance propriamente ditas (por exemplo, a potência de um motor), quanto outras informações que auxiliem o entendimento sobre como esta performance é alcançada (por exemplo, a composição do material utilizado na carcaça do motor).

  •   Levantar produtos ou serviços de empresas concorrentes a serem avaliados.

  • Coletar informações a partir de fontes publicamente disponíveis (catálogos de produto, por exemplo) e realizar uma análise preliminar. 

  • Discutir os resultados da análise preliminar junto às partes interessadas e avaliar a necessidade de realização de uma análise detalhada.

  • Realizar uma análise detalhada a partir da aquisição do produto ou consumo do serviço dos concorrentes.

  • Gerar relatório com as conclusões da análise detalhada e apresentar às partes interessadas.

Resultados e Benefícios

O benchmarking de performance de produtos e serviços contribui para que a organização possa avaliar tecnicamente e em detalhes as ofertas desenvolvidas por seus concorrentes. Isso permite:

  • ​ Avaliar, com base em fatos e dados, as necessidades de evolução do produto ou serviço para alcançar o posicionamento desejado perante a concorrência.

  •  Apresentar diferentes tecnologias e abordagens para a equipe técnica, contribuindo para a atualização das suas competências.

  •  Preparar a empresa para entrar em novos mercados a partir do entendimento das tecnologias e práticas de negócio utilizadas pelos concorrentes locais.

Onde é aplicada

O benchmarking competitivo pode ser aplicado em empresas de qualquer porte e setor

 

Pode ser interessante envolver clientes no benchmarking em dois momentos:

Dicas úteis

Áreas diferentes podem ter objetivos diferentes com a realização de um benchmarking. Por exemplo:

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Para garantir a confiabilidade das análises comparativas, é muito importante que se definam diretrizes e procedimentos precisos para a coleta de informações.

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  • ​ A área marketing pode realizá-lo para identificar novas oportunidades de negócio a partir de necessidades de mercado ainda não atendidas pelos produtos ou serviços de concorrentes.

  • A área de engenharia pode realiza-lo para definir prioridades para a evolução de um produto existente a partir da comparação com o desempenho dos principais concorrentes.

  • ​Por exemplo, caso se deseje avaliar a resistência de um determinado tipo de peça, deve-se especificar o ensaio a ser realizado.

  • Algumas empresas optam por definir normas internas para orientar a realização dos benchmarkings.

  • ​Caso se deseje entender as decisões de engenharia tomadas por um determinado concorrente ao desenvolver um determinado produto ou serviço, podem-se realizar medições físicas do produto, analisar a composição do material utilizado e a realizar uma bateria de testes.

  • Caso se deseje comparar a percepção do cliente com relação a dois serviços semelhantes, pode-se utilizar a técnica do cliente oculto para avaliar tanto dimensões objetivas (por exemplo, o tempo até o atendimento), quanto subjetivas (por exemplo, a presteza do atendente)

  • Os resultados das análises dos Benchmarkings de Produto podem ser utilizados como insumos para o Planejamento de Desenvolvimento Tecnológico.

  • O Benchmarking de Produto pode ser uma das etapas do Fluxo de Stage-Gate.

  • O Benchmarking de Produto pode ser usado como fonte de informações para a elaboração de uma Matriz QFD.

Relacionamento com outras Práticas

Nível

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