Evento periódico no qual especialistas externos são convidados para realizar palestras a respeito de temas relevantes para a estratégia de inovação da organização

 

1.1.2 Talks com palestrantes externos

Nível

​Básico

Como executar

Descubra Mais

Veja como a Google criou o seu famoso programa de palestras, o Google Talks: 

  • Definir diretrizes para a realização das palestras, incluindo:

    • Áreas temáticas para a realização das palestras.

    •   Periodicidade e duração das palestras.

    •   Local para a realização das palestras.

    •   Incentivos (financeiros ou não) à participação dos palestrantes.

  •   Levantar e selecionar palestrantes e tópicos relevantes.

  •   Convidar os palestrantes e organizar a agenda de palestras.

  •   Divulgar internamente as palestras agendadas.

  •   Realizar a palestra seguida por sessão de perguntas e discussão.

  •   Compartilhar internamente os resultados da palestra.

Resultados e Benefícios

As palestras permitem reunir diversos colaboradores para ouvir um especialista externo tratar de um assunto relevante para a organização. Por isso, essas palestras são uma oportunidade para:

  • ​  Manter os colaboradores atualizados a respeito de um tema específico.

  •   Levar os colaboradores a pensar sobre um tema sob uma nova perspectiva.

  •  Catalisar discussões e iniciativas internas a respeito de tópicos estratégicos para a organização.

Onde é aplicada

Os talks com palestrantes externos podem ser utilizados por organizações de médio ou grande porte de todos os setores. Organizações muito pequenas podem ter dificuldade em garantir um público interno que justifique a realização de uma palestra neste formato.

 

Relacionamento com outras Práticas

04

Dicas úteis

01

A valorização institucional das palestras é muito importante para atrair tanto os palestrantes quanto os colaboradores. Alguns exemplos de mecanismos de valorização:

 

Convidar uma personalidade de renome.

Estimular a participação de representantes da alta liderança da organização como ouvintes.

02

O networking dos colaboradores pode ser uma boa forma de se obter indicações e realizar o contato com palestrantes.

03

Pode ser interessante convidar espectadores externos para as palestras quando:

Acredita-se que os mesmos possam trazer contribuições relevantes para a sessão de discussões.

 

Deseja-se estreitar as relações com esse convidado.

 

05

Ao final das palestras é recomendável que seja gerado um documento identificando as oportunidades que poderão ser aproveitadas pela organização.

Transmitir em tempo real e gravar as palestras permitem ampliar a quantidade de participantes com acesso ao conteúdo. Além disso, divulgar os vídeos para o público externo pode ser uma estratégia útil para construção da imagem institucional da empresa e divulgação do trabalho do palestrante.

 

Em alguns casos, pode ser interessante aproveitar a interação com o palestrante para a realização de outras iniciativas. Por exemplo, pode-se combinar a realização de um curso mais aprofundado sobre os temas discutidos nas palestras.

06

Tratar o ciclo de palestras como um programa institucional, com periodicidade definida.