Participação de colaboradores em congressos e outros eventos especializados onde sejam discutidos assuntos de interesse estratégico para a organização.

 

1.1.1 Participação em congressos e eventos

Nível

​Básico

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  • ​  Definir e divulgar política para a participação em congressos e eventos  (vide a seção de dicas úteis).

  •   Mapear eventos relevantes.

  •   Priorizar eventos para a participação.

  •   Participar de eventos.

  •   Divulgar internamente  as discussões e insights obtidos no evento.

Resultados e Benefícios

Os participantes dos eventos entrarão em contato direto com outros profissionais altamente qualificados para discutir temas de interesse estratégico para a organização, criando oportunidades para:​

  • Manter-se a par das discussões mais atuais a respeito de temas estratégicos.

  •   Desenvolver networking com outras organizações e profissionais  especializados.

  •   Divulgar institucionalmente a empresa e criar oportunidades de negócio.

     

Onde é aplicada

A participação em congressos e eventos pode ser utilizada por organizações de qualquer setor e porte.

 

Relacionamento com outras Práticas

A participação em congressos e eventos contribui para que os profissionais identifiquem oportunidades em temas e tecnologias emergentes que poderão ser discutidas no Plano de Desenvolvimento Tecnológico.

Dicas úteis

01

A política para a participação em eventos deve incluir:

O procedimento para aprovação de participação. Por exemplo, pode haver uma comissão responsável pela aprovação, ou o gestor do profissional participante pode ser o responsável pela decisão de apoiar ou não a sua participação.

Os critérios a serem usados para avaliar se a participação de um colaborador deverá ou não ser apoiada. Tais critérios podem abranger, entre outros: relevância do tema de que trata o evento, porte, localização e aprovação de um trabalho a ser apresentado no evento.

O apoio a ser dado para a participação no evento, que pode abranger, entre outros itens: despesas de viagem, despesas de hospedagem e custeio de material para apresentação (impressão de cartazes, por exemplo).

As responsabilidades do participante, podendo abranger: elaboração de um relatório apontando os principais destaques do congresso, realização de uma apresentação interna sobre as principais discussões do evento, etc.

02

A divulgação interna dos resultados do evento é uma atividade de enorme importância para que esta prática possa, de fato, gerar valor.

A divulgação deve ser de responsabilidade do próprio participante.

Ao apresentar os resultados do evento, deve-se apontar as suas implicações práticas. Por exemplo, pode-se identificar oportunidades e ameaças, e sugerir linhas de ações a serem tomadas a respeito das mesmas.